top of page
images (6).jpg
download (11).jpg
images (7).jpg

O Tribunal tem a sua sede no Palácio da Paz em Haia (Holanda) desde 1946. A partir de 1922, o seu antecessor, o Tribunal Permanente de Justiça Internacional, ocupou as mesmas instalações, colocadas à sua disposição pela Fundação Carnegie, que a possui e administra o Palácio da Paz.

Construído entre 1907 e 1913 para o Tribunal Permanente de Arbitragem graças a uma doação de Andrew Carnegie, um industrial escocês que fez fortuna nos Estados Unidos, o Palácio da Paz está situado em sete hectares de um parque no coração da cidade.

O edifício de granito, arenito e tijolo vermelho projetado pelo arquiteto francês Louis Cordonnier e encimado por um imponente telhado de ardósia acinzentada tem um estilo predominantemente neo-renascentista. A fachada, voltada para o gramado, apresenta uma série de figuras que evocam justiça e paz. À esquerda, a torre do relógio com seus carrilhões chega a uma altura de 80 metros. No interior, carpintarias, vitrais, mosaicos, tapeçarias e objetos de arte apresentados pelos Estados que participaram das Conferências de Paz de Haia refletem a diversidade das culturas do mundo.

Uma nova ala construída em 1978 atrás do Palácio acomoda a Sala de Deliberação do Tribunal e os gabinetes dos seus Membros. Foi prorrogado em 1997, principalmente para abrigar o aumento do número de juízes ad hoc . Nesse mesmo ano, o sótão do Palácio foi remodelado para dar lugar a novas instalações ao pessoal do registo.

Além de hospedar o Tribunal Permanente de Arbitragem e o Tribunal Internacional de Justiça, o Palácio abriga uma das maiores bibliotecas do mundo de direito internacional público (a Biblioteca do Palácio da Paz, que é pública, ao contrário da biblioteca do Tribunal) e hospeda o verão cursos da Academia de Direito Internacional de Haia. As visitas guiadas acontecem nos dias de semana.

Um museu da história e do trabalho das instituições abrigadas no Palácio da Paz foi inaugurado em maio de 1999 pelo Sr. Kofi Annan e pelo juiz Stephen M. Schwebel, o então Secretário-Geral das Nações Unidas e Presidente da Corte, respectivamente. Ele está situado na ala sul do edifício.

Para mais informações sobre as visitas guiadas ao Palácio da Paz e seu museu, visite o site da Fundação Carnegie. A Fundação também pode ser contatada por telefone (+31 (0) 70 302 41 37) ou e-mail ( guidetours@planet.nl ).

 Fundação Carnegie
 Telefone: +31 (0) 70 302 41 37
 Guidetours@planet.nl

Para obter mais informações sobre a Biblioteca do Palácio da Paz, visite seu site:

 Biblioteca do Palácio da Paz

Para obter mais informações sobre o Tribunal Permanente de Arbitragem, visite seu site:

 Tribunal Permanente de Arbitragem

Para obter mais informações sobre a Academia de Direito Internacional de Haia, visite seu site:

 Academia de Direito Internacional de Haia
bottom of page